Rip Curl Grom Search realiza trabalho ambiental em Garopaba

Rip Curl Grom Search realiza trabalho ambiental em Garopaba

FORAM RECOLHIDOS 160,6 KG DE RESÍDUOS EM PARCERIA COM A ONG ECO LOCAL BRASIL

                                                                                                                                                   

Com a proposta de se tornar o circuito amador de surf mais sustentável do Brasil, o Rip Curl Grom Search 2020 deu um ótimo exemplo no gerenciamento de resíduos em sua etapa inicial, nos dias 25 e 26 de janeiro, na Praia da Ferrugem, em Garopaba/SC. O evento recebeu o Selo Zero, da ONG Eco Local Brasil, significando que todos os detritos gerados na etapa (secos, orgânicos, descartáveis e outros) tiveram um descarte certificado e sustentável, sem a utilização de aterro sanitário e priorizando a sobrevida de 100% desse material.

No total, foram recolhidos 160,6 quilos de resíduos, 138 kg na ação ambiental de limpeza da praia, no sábado, que contou com 40 pessoas, a maioria crianças, promovendo um trabalho de conscientização entre os mais novos. Foram disponibilizadas lixeiras identificadas junto ao evento, bem como no palanque e na área dos atletas. “Também foi montada uma estrutura de segregação e triagem destes resíduos, conforme eram gerados, com os orgânicos separados em uma composteira e os demais por categorias”, explicou o diretor da ONG, Filipe Oliveira.

Todos os resíduos gerados nos dois dias do evento foram encaminhados para a sobrevida pela Eco Local Brasil e os resíduos plásticos coletados serão transformado em 150 raspadores de parafina, entregues aos atletas na etapa final, na Praia da Barra, no Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de fevereiro. “Reutilizaremos plásticos coletados na praia em parceria com o Projeto Raspe Bem, que produzirá os raspadores”, explica Filipe.

“Será emitido a Declaração de Descarte Consciente dos resíduos sólidos coletados no evento, atestando a sobrevida de todos os materiais recebidos, sejam para encaminhar para a indústria, transformação de orgânicos em adubo ou para serem processados e reusinados em produtos sustentáveis pela CarboBrasil, além dos que foram aplicados na produção dos raspadores”, complementou.

O gerente de marketing da Rip Curl no Brasil, Fernando Gonzalez, também destacou a doação de mudas de aroeira, ipê roxo e araçá para o público. “Tivemos um trabalho, principalmente, de conscientização com essa garotada. Nosso objetivo é transformar o Rip Curl Grom Search no circuito de surf amador mais sustentável do País e o caminho está indo muito bem. Vamos seguir na final, na Barra”, comentou.

INSCRIÇÕES – Boa parte dos atletas que competiram na abertura do Circuito, em Garopaba, já garantiu a participação na final da Barra, se inscrevendo no próprio palanque. Quem ainda não assegurou vaga, poderá se inscrever a partir da terça-feira na Feserj.

Vale lembrar que na etapa inicial, o baiano de Itacaré, radicado em Florianópolis, Kayki Araújo, e a catarinense Kyane Hyakutake foram os vencedores na sub16. Na sub14, o primeiro lugar ficou com o paulista Murillo Coura, enquanto que na sub12, mais uma vitória para Santa Catarina, com Ryan Martins. Fora do mar, além das ações ambientais, os atletas contaram com várias atrações, como cama elástica, futmesa e ativações da GoPro e Brazinco, patrocinadores do Circuito. Outra grande atração foi a tradicional confraternização, realizada em todas as etapas, com atletas, pais e técnicos, confirmando que o Rip Curl Grom Search é “muito mais do que um campeonato de surf”

O Rip Curl Grom Search 2020 é uma realização da Rip Curl e tem os patrocínios de GoPro e Brazinco, com apoios de Jandaia Cadernos, Loja Rip Curl Garopaba, Prefeitura de Garopaba, Lojas WQSurf, Loja Rip Curl Barra Shopping, Prefeitura do Rio de Janeiro, Supervisão da Fecasurf e Feserj, com organização da Swell Promoção e Produção de Eventos, cobertura da FMA Notícias e Gestão ambiental da ONG Eco Local Brasil.


RESULTADOS DA ETAPA DE GAROPABA

CATEGORIA MIRIM (SUB16)

1 Kayki Araújo – BA (SC)

2 Caio Costa – SP

3 Léo Casal – SC

4 Ryan Coelho – PR

 

CATEGORIA FEMININA (SUB16)

1 Kiany Hyakutake – SC

2 Kemily Sampaio – SP

3 Sophia Medina – SP

4 Alexia Monteiro – SC

 

CATEGORIA INICIANTE (SUB14)

1 Murillo Coura – SP

2 Ryan Coelho – PR

3 Takeshi Oyama – SC

4 Kauã Campos – SP

 

CATEGORIA GROMMET (SUB12)

1 Ryan Martins – SC

2 Kalani Robles – SP

3 Kailani Rennó – SP

4 Pablo Gabriel Silva – RJ


CRÉDITOS: MATUSA GONZAGA @matusa72 e GOPRO


Divulgação e créditos por: FMA NOTÍCIAS – Fábio Maradei

Fábio Maradei Notícias

(Visited 22 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.