Começando no Surfe?

E os “brother” que tão começando?


Né não? O que seria do surf sem os iniciantes? Já pensou nisso?

Vix. Tem uns “mané” que devem tá dizendo: Nossa! O surf sem os iniciantes seria ótimo.

Mano! Se liga! Quem nasceu sabendo? Quem um dia não foi iniciante? Quem não começou com jacaré, com uma pranchinha de isopor? Quem um dia não sentiu vergonha e se sentiu sozinho no meio dos surfistas?

A motivação desse texto tá no respeito e na cultura da paz. Noutras palavras, em todos os surfistas que incentivam, respeitam e ajudam os manos iniciantes. É realmente uma pena encontrarmos ainda surfistas que se acham os donos do mar. Verdadeiros otários. Caras que nem sequer surfam muito, mas que, por não terem educação e respeito, maltratam, desfazem, fazem bulling e agridem verbalmente surfistas que estão começando que, inclusive, representam a maioria no Brasil.
HOJE SÃO INICIANTES, amanhã serão exemplos para seus filhos, família, seu ambiente de trabalho.

Quem são os iniciantes? São todos aqueles que estão aprendendo a surfar; aqueles que surfam na arrebentação, surfam ainda em linha reta, na espuma ou que começam a arriscar as primeiras ondas de “lado”, ou esquerdas ou direitas.

Vamos esclarecer algumas coisas:

  1. você sabia que a média de tempo para um surfista começar a dar as primeiras manobras é de um ano? Isso mesmo, as primeiras e mais simples manobras levam uma ano em média. Imagine as mais difíceis, quanto tempo não se leva. Enquanto tem aquele babaca que fica “pagando de Medina”, xingando pra lá e pra cá, dando um show de antipatia, ele se esquece que suas manobras revelam o tempo que ele tem de surf. Pra que ele chegasse a dar um floater, uma batida ou um cut back, foram necessários em torno de dois anos de ondas. Um tubo, então, nem se fale, quanto mais um aéreo.
  2. enquanto o cara zomba de você com as manobras que ele faz, ele mesmo se entrega, revelando que demorou anos e anos pra chegar onde chegou. Proporcionalmente, tem muita gente que, pela quantidade de tempo, e qualidade de surf, já tá mandando muito bem. Ou seja, de repente o cara tem três meses apenas de surf e já tá dropando as ondas no tempo certo; ou, tem seis meses, e já está começando a pegar as ondas de lado; ou um ano, e já esta começando a dar uma batida de backside.
  3. Há pessoas que têm 10, 15, 20 anos de surf e fazem apenas as manobras básicas. Mas, também, há pessoas que têm 10, 15 ou 20 anos de surf, e fazem parte da elite mundial. Ou seja, é a combinação do número de vezes que você entrou nas ondas e o tempo que vai definir seu surf.

 

É importante que os iniciantes entendam o seguinte:

 

  • você que escolheu o surf como esporte, parabéns, e, bem-vindo a um esporte de determinação. Se você for constante no surf, de no mínimo pegar onda todo fim de semana, em seis meses você estará dropando bem e descendo de lado; em uma ano você estará dando velocidade nas ondas e a seguir, as primeiras manobras; esse é o tempo médio pra maioria dos surfistas.
  • sempre que você vir um surfista bom, SAIBA QUE ELE TEM ANOS DE ONDAS NAS COSTAS, portanto, você pode estar em mais vantagem do que ele, porque enquanto ele é um velhinho, você é uma criança crescendo a todo vapor;
  • surf com brothers legais e se afaste de caras idiotados. Você não vai ganhar absolutamente nada absorvendo energias negativas. Faça uma turma de confiança pra surfar com você;

 

O surf deve ser paz, harmonia, amizade, camaradagem. Ademais, é maravilhosamente um esporte de contato direto com a natureza.

Leve a paz para as ondas. Apoie, respeite e incentive os surfistas iniciantes, porque um dia você foi um.

Dessa forma TODOS SAEM GANHANDO.

Boas ondas.

por JMS Feitosa
(Visited 1 times, 1 visits today)
Gostou da Postagem? curte ai ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.